Estudos realizados por pesquisadores do Centro Hadley do Escritório de Meteorologia do Reino Unido apontam que 85% da Amazônia pode desaparecer se a temperatura do planeta atingir quatro graus centígrados.
O estudo foi apresentado em uma conferência sobre aquecimento global realizada na Dinamarca e foi divulgado por sites de jornais ingleses como “The Times” e “The Guardian”.
A repercussão da pesquisa em Manaus foi intensa, já que o Amazonas compreende boa parte da Amazônia legal ainda preservada. De acordo com a bióloga Tatiana Reis, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), qualquer aumento de temperatura deve ser motivo de preocupação. “Todos tem que ficar de alerta, pois a comunidade científica está certa de que vai acontecer um aumento de pelo menos 1 grau centígrado nos próximos anos, isso já implica em perdas severas”, alertou Tatiana.
Os estudos também concluíram que a floresta sofre as conseqüências do aquecimento global de forma mais lenta do que se pensava e que pode demorar até um século para que um aumento de temperatura destrua determinado pedaço de vegetação.
Nathália Andrade.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Aquecimento global pode destruir 85% da Amazônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentário(s):
Postar um comentário